quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Vamos montar um jardim vertical? Parte 1

Olááá Pessoal! Nos últimos meses uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi decorar ambientes pequenos com coisas que você, teoricamente, só utilizaria se morasse em casa, ou se tivesse um espaço com terra para produzir uma horta ou mesmo um simples jardim com algumas flores. Sempre morei em casa pequena e agora, que moro em um apê com menos de 75 m2, a vontade de ter um ambiente com plantinhas dentro de casa parecia ser impossível! No último post, desmanchei essa ideia, mostrando em vídeo para vocês, como criar um jardim dentro de recipientes pequenos e mostrei também que as plantas ideais para este tipo de ambiente seria os cactos e outras suculentas (fica muuuito legal).

 Porééém, a vontade de "aumentar" a quantidade de plantinhas e até mesmo, de utilizá-las para consumo só aumentou! E hoje, resolvi compartilhar com vocês a primeira parte de um mini projeto, chamado: Jardim/horta vertical utilizando pallets! OBS: As próximas cinco imagens foram retiradas do google images.






 O Pallet é mais uma das várias opções de montar hortas/jardins alternativas e este item super fácil e baratinho de conseguir está sendo muito utilizado! A cada dia que passa a consciência das pessoas martela no quesito qualidade dos alimentos. É duro saber que por ano o brasileiro consome mais de 6 litros produtos químicos nocivos ao corpo humano, bem como ao meio ambiente. Visto isso, uma alternativa incrível, principalmente para pessoas que têm um espaço micro é a utilização do pallet, dando mais uma opção para a parede da sua varanda, por exemplo, que além de decorar, tem a utilidade de produção de alimentos! Então, o primeiro passo foi dado para este objetivo e confira abaixo algumas dicas na hora de começar a montar uma horta/jardim vertical utilizando o pallet!

Como conseguir um pallet

Super fácil de conseguir, este material pode ser encontrado no meio da rua 'sem dono', também em pontos de descarte de materiais, em casas de materiais de construção e variedades ou em casas de pallets! Este daqui, foi encontrado em um ponto de descarte próximo ao local que eu trabalho. Estava lá, paradinho, pronto para ser levado para o lixão. Apesar de pesado, com ajuda da mamis e da tia, pedimos permissão ao dono do local e o coletamos (feinho e sujinho).



Mesmo esse pallet não sendo exatamente da cor que eu queria e o seu estado não se encontrava nas melhores condições, me tocou a ideia do reaproveitamento. Um pallet, pelo que pesquisei em algumas lojas, pode variar de R$ 3,00 a R$ 20,00 ou mais, dependendo do modelo e do material, mas a intenção é fazer o reaproveitamento, com o mínimo de gasto possível! Então, tá perfeito!



O próximo passo foi limpar, lixar, envernizar e erguer na parede, aonde ficar da melhor maneira. Para isso, claro, tive ajuda da family que tá sempre presente! E quando digo sempre, é sempre! Pai, mãe, tia, cachorro me ajudaram e em menos de duas horas já estávamos com ele no seu lugar.




Obrigada pelo apoio, pai!


Tá pronto!

Coloquei um vasinho (pote de açaí) com coentrinhos que já tinha plantado apenas para ilustrar
Tô muito ansiosa para ver esse cantinho todo cheio de hortaliças e plantas ornamentais! Fiquem ligados que logo logo venho com a segunda etapa desse mini projeto verde: Decoração (que é a parte mais legal, né?!)

Beijooos e até logo logo!

Instagram: sarahe_lima
Facebook: http://www.facebook.com/letrasdealgodaoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário