quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Resenha: Divergente, de Veronica Roth

                                                                           ❤


Olá pessoal!! Hoje vim compartilhar o primeiro livro de uma trilogia que já tinha começado a ler faz um tempo (também o primeiro livro lido do ano de 2015)  e por algum motivo banal parei. Mas, antes tarde do que nunca, retomei a leitura do livro Divergente no início do ano e cá estou eu para falar de mais uma distopia que me prendeu tanto quanto Jogos Vorazes. E Ah, Estou LOUCA para dar continuidade a trilogia!


Como mencionei lá em cima, Divergente trata-se de um livro distópico. Distopia é o contrário de utopia, ou seja, o livro se refere a governos, visão mundial, tendo como principais características a injustiça, o sofrimento, apenas minoria da população detêm o poder e dificilmente chega-se a um final feliz. A primeira vez que li Divergente foi logo depois que terminei Jogos Vorazes e isso fez com que eu ficasse os comparando por serem livros com mesmo tema, por assim dizer. Porém, cada um tem sua forma de tirar o fôlego, ou fazer seu coração derreter e prender ainda mais sua atenção. Só sei de uma coisa: os dois livros são INCRÍVEIS.


A história de Divergente se passa em uma versão futurista da cidade de Chicago, onde existem apenas cinco facções, baseadas em valores que os líderes julgam ser o bem da humanidade: Abnegação, Franqueza, Audácia, Amizade e Erudição. A Abnegação é voltada para o altruísmo. Essa virtude leva os integrantes a quase nunca pensarem em si mesmo e sempre, sempre e sempre no próximo. Suas vestes são simples e sem graça, eles comem pouco, conversam pouco sobre si e não hesitam na hora de ajudar próximo. A Franqueza abomina a mentira, a Amizade preza pelo amor, a Erudição acha que a ignorância foi a origem da guerra e a Audácia julga a covardia. Aos dezesseis anos, os jovens dessa sociedade são levados a uma cerimônia para decidir entre continuar na própria facção juntamente com sua família, ou encarar um novo mundo, um novo desafio e viver algo completamente diferente do que foi vivido antes.


Para auxilar na hora dessa escolha, que pode transformar para sempre a vida dos jovens, eles são submetidos a um teste de aptidão a qual indicará a facção que ele mais se identifica. O problema acontece quando o resultado aponta para mais de uma facção, ou até mesmo três facções. Beatrice é uma garota que acaba de completar 16 anos, pequena, magra, sem graça e pouco notada, porém se encontra em uma situação totalmente marcada por incertezas e medos: Será que estou feliz na facção que estou? O que meus pais irão achar se eu decidir mudar? Como seria viver em um mundo diferente do meu? São muitos questionamentos, dúvidas e surpresas ao saber que o resultado do seu exame pode salvá-la ou matá-la (lendo vocês saberão o porquê).

"Uma Escolha
Decide quem são seus amigos
Uma Escolha 
Define suas crenças
Uma Escolha
Determina sua lealdade...para sempre
Uma Escolha 
Pode te transformar"

Apesar da aparência de fraca, a nossa Tris (apelido que ela se dá) acaba tomando escolhas que surpreendem a todos, inclusive ela mesma, mas que mostra quem ela realmente é. A partir dessa escolha, ela aprende a lidar com várias situações intrigantes, pesadas, que podem comprometer a sua vida e o rumo dela na  própria nova facção. Até que ela conhece seu instrutor, Quatro. As coisas estão indo muito bem, muitas aventuras e lugares para se aventurar e enfrentar seus medos, até que Beatrice recebe uma visita inesperada e a história toma um novo rumo. São colocados em xeque o verdadeiro motivo da existência dessas facções e o que faz líderes temerem tanto resultados de testes de aptidão inconclusivos! A partir daí não vou falar mais, a leitura vale a pena! Ansiosa para começar a ler os próximos títulos da trilogia: Insurgente e Convergente.


Com 500 páginas, Divergente é um exemplo de história meio inquietante, chega a ser um pouco assustadora e agoniante, mas que amarra o leitor e o faz sentir as verdadeiras sensações da protagonista.

Editora: ROCCO
ISBN: 9788579801310
Publicação: 2011
Gênero: Romance
Páginas: 500

Minha avaliação:       

Desejo a todos uma quarta linda e cheia de amor. Beijos e até logo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário